
Retropé valgo
O pé humano possui um arco longitudinal interno que ajuda a distribuir o peso do corpo durante a actividade. Quando há ausência ou diminuição desse arco plantar interno, designa- se de pé plano ou popularmente conhecido como "pé chato"
Quais as causas?
O pé valgo é causado por alterações nos tecidos, tensões e ossos dos pés e das pernas e, por isso, é mais frequente em crianças pequenas que ainda estão em desenvolvimento e não formaram o arco do pé.
Além disso, o pé valgo é mais comum em pessoas com história familiar de pé valgo, obesidade e artrite reumatoide. As pessoas que têm mais propensão para sofrer lesões devido a esta condição são aquelas que são fisicamente muito ativas, porque correm mais risco de sofrer lesões, idosos, porque são mais propensos às quedas e pessoas com paralisia cerebral.
Sintomas
Os principais sintomas de pé valgo são:
-
Arcada interna da planta do pé diminuída ou completamente plana;
-
Desvio dos calcanhares, em que o calçado desgasta mais em um dos lados;
-
Dor e dificuldade para caminhar;
-
Cansaço fácil;
-
Desequilíbrio;
-
Maior risco de lesões.
Tratamento
Na grande maioria das vezes, não requer tratamento, uma vez que o pé adquire uma forma normal com o passar do tempo, pois à medida que os ossos se desenvolvem, os ligamentos se tornam menos elásticos.
No entanto, há casos onde o Podologista pode indicar o uso de algum calçado especial, fisioterapia ou mesmo a realização de alguns simples exercícios.
Nesse último caso, alguns dos exercícios são:
-
Andar nas pontas dos pés;
-
Caminhar com os calcanhares;
-
Pegar objetos com os pés;
-
Andar em pisos irregulares.
É importante ficar atento aos sinais e procurar um podologista especializado para os seus cuidados!