
A Podologia Pediátrica é a área da podologia responsável pelo estudo das alterações e patologias dos pés da criança até á fase da adolescência.
Considera-se a fase da infância, um processo evolutivo e contínuo, em que a prevenção e tratamento das diferentes patologias assume real importância, para que, por um lado possamos garantir um correto crescimento e desenvolvimento da criança, bem como, minimizar as sequelas na vida adulta.
Os primeiros anos da criança são fundamentais não só por ser um período de desenvolvimento dos pés, mas também devido ao facto de estes apresentarem maior vulnerabilidade. Nesta fase, os pés são muito frágeis e maleáveis, dai ser importante consultar um Podologista permitindo, atempadamente, um diagnóstico das alterações/patologias quer sejam consequência de uma anomalia genética/hereditária ou de um mau posicionamento fetal intrauterino.
Na consulta de Podologia Pediátrica, avalia se não só o desenvolvimento dos pés, bem como o comportamento estático e dinâmico da criança, assegurando assim um tratamento especializado e personalizado.
Além disso, devemos informar e aconselhar os pais acerca dos aspetos saudáveis, incluindo o uso adequado de calçado em cada etapa de crescimento da criança.
Atualmente, os tratamentos são sobretudo conservadores para patologias associadas ao desenvolvimento do pé. O que significa que, na maioria dos casos, o tratamento usado nas crianças são os suportes plantares confecionados por medida.
Portanto a, a atenção aos pés das crianças e tratamentos adequados são essenciais para promover uma infância saudável e prevenir complicações futuras. A Podologia Pediátrica desempenha um papel crucial nesse processo, ajudando a garantir o melhor cuidado para os pés em cada fase de crescimento.