
A Podologia geral é a área de intervenção que, mediante exame clínico podológico se dedica, ao estudo, prevenção, diagnóstico e consequentemente ao tratamento das alterações dermatológicas e biomecânicas que surgem no pé, bem como as suas repercussões no corpo humano.
À medida que a idade vai avançando, o nosso organismo vai sofrendo alterações, nomeadamente nos pés.
Com o tempo, a capacidade de absorção de choque, durante a marcha e atividades físicas pode diminuir, podendo afetar os ossos, articulações, ligamentos, e músculos dos pés. Essas mudanças podem levar ao desconfrto e até mesmo à dor nos pés.
No entanto, o fator idade não pode ser justificação para o facto de sentirmos desconforto e até mesmo dor nos pés.
Embora algumas alterações sejam naturais, isso não significa que não possam ser tratadas.
A dor e o desconforto não devem ser tidas como consequência natural do envelhecimento, antes pelo contrário, dor e desconforto poderão ser indicadores de alterações não só biomecânicas, mas também alterações sistémicas como por exemplo, a diabetes, reumatismo, atrite e doenças circulatórias.
Portanto, é importante cuidar dos pés em todas as idades e não ignorar qualquer dor e desconforto, pois todas estas alterações dos pés podem ser tratadas com sucesso, pelo Podologista, de forma a promover o alívio da dor, a mobilidade ao longo dos anos e a independência de cada um de nós.