top of page
esporao2.png

Esporão do câlcaneo

O esporão do calcâneo (osso do calcanhar) é um crescimento anormal do osso, formando uma saliência óssea. Ou seja, no osso é formado uma protuberância óssea que corresponde a um depósito anormal de cálcio. A maioria das vezes, o esporão localiza-se na parte inferior do calcâneo (“por baixo” do “osso do calcanhar” ou na “sola do pé”) e não é visível desde o exterior. 

Quais as causas?

O esporão calcâneo é mais comum em pessoas com mais idade, sobretudo depois dos 40 anos, e com excesso de peso.

A osteoartrite, a artrite reumatóide, a insuficiência circulatória e outras doenças degenerativas também se associam a um maior risco de esporão calcâneo. Pode existir uma tendência genética para este quadro.

A presença de “pé chato” ou um arco plantar muito acentuado aumentam também o risco de desenvolvimento de esporão calcâneo.

No que se refere ao desporto, a corrida de fundo é um fator importante.

Correr na praia ou em superfícies muito inclinadas também torna mais provável o desenvolvimento de um esporão.

Resumo de algumas causas :

  • Praticar desportos que exijam um elevado impacto (do pé no chão). São exemplos: dançar, correr, saltar, ballet, etc;

  • Usar calçado inadequado (p. ex. usar salto alto, no caso das mulheres, calçado apertado ou deformado, etc);

  • A “pisada” ser desajustada;

  • Permanecer muitas horas de pé;

  • Estar na faixa etária acima dos 40 anos;

  • Ter excesso de peso (obesidade);

  • Ter o pé chato ou o pé cavo

Sintomas 

  O esporão do calcâneo é na maioria das vezes (cerca de 95%) assintomático (sem sintomas) ou causa poucos sintomas, podendo permanecer longos períodos de tempo sem causar qualquer tipo de incómodo.

  Porém, o sintoma mais frequente é a dor no calcanhar (“tipo pontada”). A dor não é provocada apenas e somente por existir o esporão. Para existir dor, é necessário, também, que se verifique a inflamação da fáscia (fascite plantar).

  Na fascite plantar, a dor no calcanhar é, normalmente, mais forte quando nos levantamos de manhã da cama e damos os primeiros passos e/ou quando estamos muito tempo sentados e depois iniciamos, também, os primeiros passos.

  Normalmente, as dores tendem a agravar-se quando subimos escadas, estamos longos períodos de tempo em pé ou pelo contrário estamos demasiado tempo em repouso. Por sua vez, a dor tende a abrandar ao deambular (andar, com atividade).

  Em alguns casos, pode verificar-se algum edema (“inchaço”) do próprio calcanhar ou até mesmo do tornozelo.

Tratamento 

O tratamento passa pelo repouso, utilização de gelo, compressão da área afetada e elevação do membro inferior. Em alguns casos, o calor é benéfico no alívio da dor.

Os anti-inflamatórios ajudam a controlar a dor e a inflamação. Por vezes, uma injeção de corticoides na área afetada pode ser útil.

  Uso de uma palmilha ortopédica que tem como função fulcral distribuir eficazmente a pressão exercida no calcanhar, aliviando as dores. 

A cirurgia permite a remoção do esporão e está indicada quando as medidas mais conservadoras não são eficazes.

É importante ficar atento aos sinais e procurar um podologista especializado para os seus cuidados!

esporao1.jpg
bottom of page